quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Ninguém Precisa de Alguém Para Ser Completo

Por Oswaldo Paião

É costume pensarmos que somos seres incompletos em busca de alguém que nos complete. 

Há até pessoas que ilustram essa procura por completude e realização imaginando que o mundo está repleto de parafusos e porcas alados tentando se encaixar. 

Alguns forçam ainda mais a ideia e dizem que a cada cadeado corresponde uma chave.

 Na verdade Deus criou cada ser humano como um indivíduo completo; não necessitamos de complemento, tampouco a aritmética de juntar dois seres incompletos resultaria numa pessoa completa. Alguém já viu isso acontecer na vida real, na prática? Sim, quando estamos apaixonados criamos todos os tipos de metáforas para descrever a pessoa amada e achamos que o nosso amor é algo absolutamente inédito, insólito, especial, transcendente, misterioso, gerado nos céus, e é, ao menos – em geral - pelo tempo da paixão. Nas palavras de Fernando Pessoa: "Enquanto não atravessarmos a dor de nossa própria solidão, continuaremos a nos buscar em outras metades. Para viver a dois, antes é necessário ser um." 


A Bíblia nos diz – desde sempre – em seu primeiro livro, chamado Gênesis, que Yahweh (o nome de Deus em hebraico, a língua em que foi escrito o Antigo Testamento), criou o homem (que em hebraico se diz: Ish), e que depois de um certo tempo, decidiu submeter à própria escolha do homem uma “companhia” que o fizesse feliz. Mas, entre todos os seres criados o homem não encontrou alguém que lhe pudesse compreender e corresponder em suas ideias e sentimentos. Foi então que Deus disse: “Não é bom que o ser humano viva sem a companhia de um semelhante; farei para ele alguém que o ajude e a ele corresponda!” (Gn 2.18 KJA). Deus tomou parte das entranhas do homem e fez um outro ser humano – tão completo quanto ele – e o único ser do Universo capaz de corresponder plenamente a todos os seus pensamentos e emoções. 

E como um Pai que traz sua filha para entregá-la ao noivo diante do altar, no dia do casamento, Deus trouxe a mulher para seu homem. 

Tamanha foi a realização e a felicidade do homem ao conhecer esse outro ser humano que o homem bradou: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’ (que, curiosamente, em hebraico, se diz: “Isháh” – num proposital jogo de palavras com “Ish”, homem, a fim de enfatizar o nível de parceria intima entre estes dois seres completos em si mesmos). 

Assim homem e mulher não serão completados um pelo outro, mas serão companheiros, os parceiros mais íntimos sobre a face da terra, pessoas dispostas a investir suas vidas na cooperação e ajuda mútua, sob todas as circunstâncias, e a isso se deu o nome de amor

Pessoas que se amam de verdade são as melhores companhias;


Se não houver companheirismo, é possível que algo muito sério esteja acontecendo e precise reparo, atenção, correção, ou jamais houve amor de fato que justifique uma vida conjugal. 

Segundo afirmou o conhecido ator Robin Williams ao passar por grande desilusão amorosa: “Costumava pensar que a pior coisa na vida era terminar só. Mas não é. O pior da vida é terminar com alguém que te faz sentir só.”

Somos seres criados completos e perfeitos por Deus, algo aconteceu durante esses milênios todos, e ficamos desnorteados, confusos, alguns já se tornaram animalescos (desumanos) em suas formas de pensar, sentir e agir; e toda a terra paga caro e chora sangue por isso.

O amor, sincero, puro e verdadeiro, será sempre, a grande prova da existência de Deus, e de que Ele habita nos corações das pessoas que amam

Nas palavras de Charles Chaplin, que afirmou haver superado os traumas da II Guerra Mundial mediante as lágrimas e os sorrisos: “O homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de amar.”



Breve Biografia

Oswaldo Paião é Casado com Cida e tem dois filhos Deborah e Paulo. É  Coordenador do Comitê de Tradução da Bíblia King James para a língua portuguesa e diretor editorial da Abba Press. 
Mas acima de tudo é  um bom amigo, irmão e pastor querido, gosta da vida e lê o evangelho através dela, fez de seu dom de viver multiplicar e muitos outros dons vieram, serve seus irmãos com eles, a verdadeira igreja de Cristo. É sempre uma pessoa doce e disposta a ouvir, ele está No Facebook

(Por Dy)

10 comentários:

  1. Muito obrigado pela oportunidade de participar com vocês desse espaço maravilhoso e edificante de reflexão e prazer de ler. Um grande abraço a você querido G de Araújo, e a você Dy Luz, amiga de sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelas palavras carinhosas querido Oswaldo Paião. Tenho muito orgulho de ter aceito o pedido e receber-te nesta pequena sala, mas aberta a pessoas como você, receptivas, solícitas e ocupadas em disseminar o bem. Obrigado, e que possamos contar com seus belos textos e contribuição, para lá de necessária, sempre por aqui. Que o Eterno o ilumine sempre!

      Excluir
  2. Dear Mano! <---- sua marca carinhosa no facebook... rs
    Obrigada por seu carinho em corresponder meu pedido! Puxa, fiquei muito honrada em que você gastasse seu tempo pra me entregar esse post tão lindo, profundo, e vivencial!
    Você é uma das pessoas que a internet proporcionou o encontro e a qual serei grata pra sempre pelo presente da sua amizade.
    Se eu fosse te descrever uma unica palavra seria: CONSOLADOR ...
    Obrigada mano querido!!

    ResponderExcluir
  3. Bela reflexão,obrigado, Di, por compartilhar! Fez-me bem.
    Um abraço,
    Álvaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Álvaro, estou feliz em saber que essa leitura lhe fez bem. Assim é o poder da Palavra; sempre há mais uma oportunidade de lançarmos as nossas redes do outro lado do barco, e, mediante o poder de Jesus, recolhermos muitos peixes (João 21.6).

      Excluir
  4. Muito bom e edificante. Um abraço. Maria Izilda

    ResponderExcluir
  5. G e DI conhecer vcs mesmo que seja virtualmente,pq me edifica,me ajuda,sinto me como se eu estivesse mergulhando ,na graça e no conhecimento,vcs não tem idéia de o qaunto esta me ajudando,obrigado a vcs meus manos amados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito alegre com suas palavras Cristiane. Isto que é um dos principais motivos de buscarmos em plantar sementes boas. Que bom que estas pequenas sementes que plantamos se multiplicam da forma e maneira que só o Eterno pode fazer. Que através delas Ele possa multiplicar em sua vida Graça, Alegria e Amor.

      Excluir
    2. Cristiane querida!
      Que bom! Que notícia boa!
      Tão bom e consolador saber disso...
      Um beijo querida!!!

      Excluir
  6. O amor é real, é sábio, é preciso.
    Amei essa leitura. Parabéns pelas palavras!

    ResponderExcluir

A felicidade anda pela estrada da gratidão. O que se "escreve com as mãos" fala com a boca e se pensa com o coração. G. de Araújo Lima